

The socioeconomic level was measured using an instrument to measure the level of poverty of the family. A questionnaire was applied to parents to collect personal, contextual and family data. This study is cross-sectional and descriptive exploratory. To assess the language development of children enrolled in elementary schools in Belém, according to the Denver Developmental Screening Test, and to test the correlation between language development and family background, personal characteristics, and characteristics of the environment. CONCLUSÃO:ĭestaca-se a importância de implementar programas de estimulação e monitoramento sistemático, além de alertar para a interferência negativa dos fatores de risco nesse processo. As variáveis que mostraram associação estatisticamente significante com o nível de desenvolvimento da linguagem foram escolaridade paterna ( p=0,003), idade materna ( p=0,03) e o nível de pobreza urbana ( p=0,003). RESULTADOS:ĭas 319 crianças avaliadas, 59,2% apresentaram resultado suspeito de atraso na linguagem.


Foi aplicado um questionário aos genitores para coletar os dados pessoais, contextuais e familiares e um instrumento para medição do nível de pobreza familiar. Trata-se de uma pesquisa transversal e de caráter descritivo exploratório. Avaliar o desenvolvimento da linguagem, segundo o Teste de Triagem de Denver II, de crianças que frequentavam a educação infantil em Belém e verificar fatores associados do desfecho com as características familiares, ambientais e pessoais.
